VISITA DE ESTUDO E ATELIÊ
LOCAIS: Museus da Criança e da Marioneta, em Lisboa
DATA: 13 de Abril de 2011
INTERVENIENTES: Grupo de formandos do curso de Acompanhante de Crianças da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, e formadores acompanhantes, Tânia Leal e Alexandre Sampaio.
OBJECTIVOS
- aprofundar conhecimentos cientifico-pedagógicos da área da animação infantil;
-aprofundar conhecimentos sobre a história e técnicas de marionetas, e metodologias pedagógicas na educação infantil;
-estimular a prática de ateliê enquanto criadora de estratégias ludicopedagógicas;
-promover experiências culturais e estéticas de menor acesso aos formandos;
-desenvolver a interacção e o convívio entre os formandos;
-fomentar o trabalho em equipa e o espírito de grupo;
DESCRIÇÃO
10:00h – 12:00h, MUSEU DAS CRIANÇAS visita e ateliê “sentidos e emoções – segredos para desvendar”
“Porque viver é envolvermos os nossos principais sentidos neste universo de infinitas sensações... VAMOS DESCOBRIR A MAGIA DOS NOSSOS SENTIDOS! Sendo 5 o número dos nossos sentidos, são mil e uma as sensações e emoções que podemos viver no mundo que nos rodeia. Descobri-los é desvendar os seus segredos e mistérios, compreender as suas possibilidades é abrir uma grande janela de luz clara e quente de sabedoria... Abrirmo-nos ao mundo... Observá-lo com atenção... Experimentar o que descobrimos... Exprimir o que sentimos... É a mensagem fundamental para nos envolvermos e compreendermos esta exposição onde vamos encontrar: 10 Momentos para viver à descoberta: 1 A Lupa Gigante e o Labirinto às cores, 2 O Cérebro, 3 O Zombie, 4 O Olfacto, 5 A Audição, 6 À Descoberta do Sonho e da Imaginação, 7 O Tacto, 8 O Gabinete do cientista, 9 O Paladar, 10 A Visão”
12:00 – 14:30, ALMOÇO
14:30h – 16:30h, MUSEU DA MARIONETA visita “À descoberta das marionetas” e ateliê de construção e manipulação de sombras “Pinturas que ganham vida”
“Através de uma viagem que começa no Oriente e passa por vários países e tradições associadas a esta arte, os participantes ficam a conhecer diferentes tipos de marionetas que reflectem expressões culturais diversas.”
REGISTOS
—————
Deixe o seu comentário no separador "Livro de Visitas". Queremos a sua opinião.
Para nos conhecer melhor veja o separador "Actividades". Realçamos a actividades Noite de Fados, que nos deu enorme satisfação podermos ajudar uma Instituição de crianças carenciada que precisa da ajuda de todos.